VIAJANDO NO TEMPO...e no espaço!

Julho 26 2009

Ansianenses Ilustres 2

ansilustres2.jpg

 

 No próximo dia 9 de Agosto de 2009, pelas 14,30 horas, no Auditório Municipal de Ansião, e integrado no Programa das Festas da Vila, será apresentado o livro Ansianenses Ilustres 2.

Editado pelo Jornal Serras de Ansião e apoiado pela Câmara Municipal de Ansião e pelo Governo Civil de Leiria, divulgará os dados biográficos das seguintes personalidades ansianenses:
Abel Rodrigues Gaspar da Silva
Adriano de Carvalho
Albino Simões
Alfredo César Lopes Vieira
Alfredo Dias Coelho
Alfredo Rodrigues Gaspar
Américo Gaspar
Américo Simões Santo
António Augusto da Costa Simões Cânova (pai)
António Augusto da Costa Simões Cânova (filho)
António Freire
António Furtado dos Santos
António Lopes de Melo
António Lopes do Rego
Armando Duarte Moreira
Arménio António Cardo
Artur Freire da Paz
Carlos Luís Barata
César Augusto da Silva GonçalvesNogueira
Elísio Mendes de Oliveira
Fernando Manuel NogueiraTravassos
Fernando GonçalvesNamora
Gabriel Duarte Martins
Guilherme Brás Medeiros
Humberto Luís Paiva de Carvalho
Joaquim Augusto da Costa Simões Cânova
João Rodrigues Valente
José Emídio Figueiredo Medeiros
José Lucas Afonso Lopes
Manuel Augusto Fernandes Medeiros
Manuel da Silva
Manuel Simões
Raul António Lopes
Rui Simões Rego Paiva de Carvalho
Vítor António Duarte Faveiro
 
Conforme refiro na Introdução,o principal objectivo é dar a conhecer às gerações do presente e do futuro, o exemplo de vida daqueles que aqui nasceram, viveram ou vivem ainda e que, de algum modo, se destacaram no desempenho das suas funções, ou pela sua intervenção activa na nossa comunidade, procurando, esforçadamente, um maior desenvolvimento, para que as pessoas possam desfrutar de uma vida com mais qualidade.
Neste livro ficam mais 35 nomes a iniciarem sub-capítulos (mas pelo meio são referenciados outros nomes, em curtos apontamentos biográficos), que dão para se fazer uma ideia da riqueza de valores humanos que ao longo dos tempos germinaram nas nossas Serras de Ansião.
 
O Prefácio é do Governador Civil de Leiria, Doutor José Humberto Paiva de Carvalhoque, a certa altura, escreve o seguinte:
«Depois de “Ansianenses Ilustres 1”, agora, de Abel da Silva a Vítor Faveiro, em “Ansianenses Ilustres 2”, que outros mais possam ser recordados em páginas de igual curiosidade e cuidadosa descrição. Mais haverá e serão, decerto, ainda, os que o merecem e merecerão.
Pela satisfação que testemunho no Escritor e no Editor, os melhores votos que posso deixar nestas linhas de “aperitivo” ao presente Volume são os de que o leitor possa, ao ler, sentir o mesmo prazer de quem idealizou, pesquisou, documentou, comparou, reflectiu e escreveu.
O maior êxito, porventura consubstanciando o mais apreciado prémio ao autor de uma obra, é o deleite de a ver enriquecida pelo gosto que desperta a sua leitura. 
Ora experimentem: comecem a ler e verão como vos incomodarão as interrupções…».
 
Da nota do editor (Aires Castro) transcrevemos o seguinte excerto:
«Com efeito, as pessoas aqui apresentadas correspondem a uma selecção efectuada pelo autor sob mais que uma perspectiva, sendo a principal o desejo de a tornar o mais abrangente possível.
São vidas que se singularizaram e que ele expõe magistralmente, de um modo quase biográfico, sem a preocupação de as heroicizar, romancear ou fazer um retrato integral, dando-nos somente os aspectos documentados da sua vida exterior. Testemunhos fidedignos, compilados através da pesquisa exaustiva que efectuou, particularmente na imprensa regional. Em suma, um trabalho meritório que tenta primar pelo rigor, exactidão e realismo.
Estamos certos do interesse desta obra para todos os Ansianenses, já que ela serve, não só para reconstituirmos a trajectória da vida dos seus intervenientes, mas, também, para estímulo das gerações vindouras, é que algumas destas vidas elevam-se à categoria de sólidas referências filantrópicas. Veja-se o caso de Américo Simões Santo e outros.»
 1paginaansilustres.jpg
1.ª página de Ansianenses Ilustres 2
 
Sobre o lançamento deste livro não deixe de consultar também:
 
Todos estão convidados e são muito bem-vindos à sessão de lançamento, no dia 9 de Agosto de 2009, no Auditório Municipal, às 14,30 horas
 
 
 

 

publicado por viajandonotempo às 14:28

Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

27
28
29
30
31


ÍNDICE DESTE BLOG:
Tags

todas as tags

pesquisar
 
mais sobre mim
contador
blogs SAPO