VIAJANDO NO TEMPO...e no espaço!

Outubro 31 2010

A Câmara de Ansião dignificou a comemoração do primeiro Centenário da República promovendo em Ansião – um dos concelhos do norte do distrito que mais se destacou na I República – reputados especialistas na matéria, que proferiram as suas comunicações no Auditório Municipal, na tarde do dia 5 de Outubro de 2010.

 

 

Depois de algumas palavras introdutórias do Presidente da Câmara Municipal de Ansião, Dr. Rui Rocha, que justificou a iniciativa do Município que assim se associou ao programa da Comissão Nacional destas Comemorações, e da apresentação de cada um dos intervenientes por parte da Vereadora da Cultura, Dr.ª Célia Freire, foi a vez de cada um dos oradores dizer ao que vinha.

O primeiro a usar da palavra, como estava previsto foi o Dr. António Lopes. Licenciado em História, pela Universidade Nova de Lisboa, e Mestre em História do século XX. É Director do Museu Maçónico Português, Director da revista Grémio Lusitano, Presidente da Associação Portuguesa de Arte Fotográfica, Consultor do IPPAR para a área da fotografia, Director da Escola de Fotografia da Associação Portuguesa de Arte e Membro da Direcção da Liga Portuguesa dos Direitos Humanos. Tem larga experiência como conferencista, uma vasta obra de investigação histórica publicada em jornais, revistas e livros, de que destacamos a coordenação e autoria de A Maçonaria e a implantação da República (2009).

Conferência de António Lopes: 5 de Outubro – Porquê?

Em 5 de Outubro de 1910 a República era vista como último patamar da História. Nas vésperas de 1910, ser-se republicano significava ser civicamente activo e ser-se pela democracia de opinião por oposição ao Estado centralizado na figura do rei. Por seu turno, a participação cívica explica o dinamismo das estruturas associativas, com particular destaque para os Centros Republicanos, onde coexistiam maçons, sindicalistas e carbonários. Era através desta participação cívica que se pretendia passar para a sociedade um conjunto de ideias vasto e frequentemente heterogéneo, tendo por unificador o conceito de Bem Comum.

É nesta realidade que a intervenção maçónica se faz e de forma tão rica quanto variada. Faz-se pelo trabalho em Loja, mas faz-se também pela criação de associações, clubes, bandas de música, escolas e, posteriormente, de centros republicanos, centros de debate e de intervenção política intimamente ligados à Maçonaria.

Ao longo da década de oitenta do século XIX foi crescente o número de maçons nas fileiras republicanas. O contributo da maçonaria portuguesa foi fundamental para o debate, o confronto de ideias e para uma abertura cultural fundamental, onde ao cidadão cabem um conjunto de direitos, expressos na igualdade perante a lei, e de deveres, para com a comunidade, de responsabilidade e participação cívica. Em 1910 a Maçonaria portuguesa agrupava-se fundamentalmente em volta do Grande Oriente Lusitano Unido, de que era Grão-Mestre, desde 1908, Sebastião de Magalhães Lima.

Ainda que a actividade maçónica seja mais evidente no centro e sul, por comparação com o norte, há também que referir alguns núcleos incrustados em zonas rurais um pouco por todo o país, não poucas vezes fruto de iniciativas pessoais e por isso mesmo revelando maiores fragilidades. Há, no entanto, uma relação estreita entre a dimensão dos núcleos urbanos e a sua industrialização e a actividade política e cívica. Após 1910 acentuou-se o carácter urbano da Maçonaria, fruto do peso de Lisboa e do Porto, apesar do surto de Lojas um pouco por todo o país e da perda da predominância da faixa Lisboa-Coimbra.

Assistimos nesta época ao cruzamento, por vezes complexo, de três organizações distintas – a Carbonária, secreta e revolucionária, a Maçonaria, ambas reunindo diferentes matizes ideológicos, e os republicanos do Partido Republicano Português. As fragilidades da República ou as divergências maçónicas de 1914 são um espelho disso e do percorrer caminhos novos nunca antes experimentados. Acresce o carácter inovador da República portuguesa, que a par da França se apresentava perante uma Europa predominantemente monárquica, belicista e vivendo uma crise de identidade cultural.

Conferência de Manuel Augusto Dias: Republicanização no concelho de Ansião

Seguiu-se o autor desta rubrica, com o tema que está na base do lançamento da sua última publicação, lançada na véspera destas conferências.

Nesta comunicação referimo-nos, concretamente, à Associação de Propaganda e Defesa Republicana do Concelho de Ancião, cujos responsáveis pertenciam à elite intelectual que, desde a primeira hora, se afirmou apartidária, desinteressada pelas lutas eleitorais, crendo só no re­publicanismo e nos seus princípios doutrinários e democráticos que procuraram “infiltrar” no povo de todas as aldeias do concelho.

A educação infantil e popular, a questão religiosa e a separação das Igrejas do Es­tado, a luta contra os monárquicos, as festas populares, a participação política do povo, o combate à pobreza, a polémica da construção de linhas de caminho de ferro que servissem esta região, foram alguns dos pro­blemas que preocuparam e envolveram estes homens que se entregaram, de alma e coração, ao ideário e à propaganda republicana, acreditando que o novo regime era o remédio para todos os males.

A Associação de Propaganda e Defeza da Republica do Concelho de Ancião, foi um alfobre de notáveis republicanos que tentaram difundir os seus ideais e princípios democráticos, aproximando-se do povo, com a intenção do instruir para melhor o alfabetizar politicamente, dentro dos cânones da República.

Alguns destes políticos ansianenses chegaram a ser reconhecidos fora dos limites do concelho, pelo seu trabalho sério em prol dos valores republicanos e, por isso, foram chamados a exercer cargos políticos de maior relevo. Estão neste caso, José Cordeiro Júnior e Vitorino Henriques Godinho ligados à revolução republicana e deputados constituintes; o Dr. Rosa Falcão que foi Governador Civil de Leiria e de Coimbra, Secretário do Tribunal da Relação de Coimbra, Chefe de Gabinete do Ministro da Justiça e Subdirector do Supremo Tribunal de Justiça a quem Ansião deve a manutenção da Comarca em 1924; Adolfo de Figueiredo que foi o Governador Civil de Leiria que mais tempo exerceu este cargo durante a Primeira República; Alfredo César Lopes Vieira (Visconde de Santiago da Guarda) que foi o mais votado para assumir a Presidência da Junta Geral do Distrito, em 1914; Dr. José Pereira Barata que foi Governador Civil de Leiria, Inspector do Círculo Escolar de Ansião e, mais tarde, Inspector-Chefe da Região Escolar do Distrito de Leiria; e Paulo Brás Medeiros que, enquanto chefe da estação telégrafo-postal de Ansião conseguiu a proeza de tornar esta estação a de maior movimento de todo o distrito de Leiria.

Não restam dúvidas de que, no contexto da Primeira República, Ansião se destacou como um dos concelhos mais dinâmicos da região centro do País, no esforço de republicanização do mundo rural.


Conferência de Luís Bigotte Chorão: A história desconhecida da I República

A última palestra foi do Doutor Luís Bigotte Chorão. Jurista e historiador. Doutor em Letras (História) pela Universidade de Coimbra e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX da Universidade de Coimbra. A sua última obra, com base na sua tese de doutoramento, é A Crise da República e a Ditadura Militar (2010).

Tem apresentado diversas comunicações em Encontros Científicos e é Membro da Comissão Interministerial para a Cooperação, Membro do Instituto de História do Direito e das Ideias Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Membro do Instituto Jurídico Multidisciplinar da Universidade do Porto, Associado do Instituto de História do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Advogado e Consultor Jurídico do Banco de Portugal.

Nesta comunicação o Doutor Luís Bigotte Chorão começou por falar das ligações próximas do Direito e da História e chamou a atenção dos presentes para o facto de não podermos ver a realidade de há cem anos atrás com os olhos de hoje, que é como quem diz, temos de nos esforçar por nos imaginarmos naquele tempo e assim compreendermos melhor as pessoas e os seus actos, sem os desvirtuarmos. Chamou a atenção para a importância da participação popular na propaganda republicana, na revolução e em momentos decisivos da história do regime, e evidenciou a importância de certas personalidades nesse período histórico, como Afonso Costa e outras geralmente esquecidas da historiografia, como Alberto de Moura Pinto que foi uma figura marcante da vida política nacional no período pós implantação da República, como advogado, magistrado, deputado e ministro. Foi apenas mais um aspecto da história da História desconhecida da I República. Falou da legitimidade revolucionária do Governo Provisório, da Lei da Separação das Igrejas do Estado, das associações cultuais, da liberdade de imprensa e da Lei do Divórcio. Recordou algumas das reivindicações femininas e disse que, apesar da legislação eleitoral republicana não reconhecer o direito de voto às mulheres, elas nunca abandonaram o regime.

Fez por outro lado, referência à história da História da I República, prestando homenagem a historiadores, jornalistas e publicistas que assinaram os primeiros estudos e investigações sobre o regime e cuja obra se considerou obrigado a assinalar na data do centenário e que homenageou evocando alguns dos seus nomes: Lopes de Oliveira, Rocha Martins, David Ferreira, Raul Rego, Joaquim de Carvalho, Joel Serrão e António Henrique de Oliveira Marques.

As comemorações encerraram com o Hino Nacional

Às conferências seguiu-se um interessante momento musical, no Salão Nobre da Câmara Municipal, interpretado pelo Coro e Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Ansianense, também ela fundada por um ilustre republicano ansianense, Adolfo de Figueiredo, em 1903.

Exibiu-se primeiro a Orquestra Ligeira, dirigida pelo Maestro Jorge Évora, que interpretou brilhantemente as seguintes peças: Birthland e In The Mood; seguiu-se o Coro, sob a direcção do Maestro António Simões que encantou o auditório com Amazing grace e De Terezina a S. Luís; voltou a Orquestra, interpretando desta vez Lisboa Menina e Moça e Hino de Ansião.

Como apoteose, com todos os presentes de pé, Orquestra e Coro cantaram juntos A Portuguesa, tornada Hino Nacional pelo regime republicano.

Houve ainda tempo para um Porto de Honra oferecido pela Câmara Municipal a todos os presentes.

Já depois destas comemorações recebi várias manifestações de apreço e, a terminar este apontamento, não resisto a deixar aqui a transcrição de parte de uma dessas mensagens de pessoa amiga que assistiu ao programa do 5 de Outubro em Ansião: «Para mim foi uma honra estar presente. O meu caro amigo e a Câmara estão de parabéns pelo programa da comemoração do Centenário da República. Foi uma realização ao melhor nível. Ansião representou condignamente o Norte do distrito de Leiria neste I Centenário da República»


publicado por viajandonotempo às 22:04

Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30



ÍNDICE DESTE BLOG:
arquivos

Junho 2023

Maio 2023

Abril 2023

Novembro 2022

Setembro 2022

Julho 2022

Junho 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Julho 2021

Junho 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Junho 2020

Maio 2020

Abril 2020

Março 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Tags

todas as tags

pesquisar
 
mais sobre mim
contador
blogs SAPO