VIAJANDO NO TEMPO...e no espaço!

Abril 17 2009

1.º Ciclo de Conferências sobre o Concelho de Valongo

 
A Biblioteca Municipal de Valongo tem levado a efeito, nos últimos tempos, interessantes actividades da iniciativa da sua Directora, Dr.ª Isaura Marinho, para incentivar nos munícipes de todas as idades o gosto pela leitura. Nomes mediáticos da nossa cultura literária (e não só!) têm desfilado naquele “palco” das letras e atraído muitas pessoas àquele espaço de memórias literárias que, assim, se torna também um lugar de produção cultural.
Nomes como Moita Flores, Marcelo Rebelo de Sousa, Júlio Magalhães e Hélder Pacheco, entre muitos outros, deram protagonismo à iniciativa "Os escritores visitam a Biblioteca Municipal...".
 
 
É agora a vez da Biblioteca Municipal de Valongo contribuir, de uma forma mais expedita, para a divulgação da história do concelho.
Nesse âmbito, vai realizar-se, ao princípio da noite do próximo dia 24 de Abril de 2009, ou seja de hoje a oito dias, o “1.º Ciclo de Conferências sobre o Concelho de Valongo”, que se debruçará sobre a cidade de Ermesinde, sob o tema genérico “Ermesinde – História e Memórias”.
É moderador o excelente comunicador e homem da televisão - Júlio Magalhães (também escritor) e conferencistas, algumas das pessoas que têm obra publicada sobre Ermesinde e a sua história: Manuel Augusto Dias, Gracinda Marques, Jacinto Soares e José Manuel Pereira.
Eu falarei, de forma muito rápida e sucinta, de Ermesinde ao longo da História, recordando as datas e os factos mais marcantes, designadamente a mudança do nome, o benefício dessa importante infra-estrutura ferroviária que foi o caminho-de-ferro, as invasões francesas e as lutas liberais, a integração no concelho de Valongo e a elevação a vila e a cidade.
A Dr.ª Gracinda Marques tratará dos Inquéritos Paroquiais de 1758, sobretudo das respostas que o Pároco de S. Lourenço de Asmes (nome da antiga paróquia de Ermesinde) deu a esse Inquérito.
O Dr. Jacinto Soares, nato e criado em Ermesinde, debruçar-se-á sobre os costumes e tradições das gentes de Ermesinde.
O Dr. José Manuel Pereira abordará o movimento associativo da cidade, incidindo mais sobre duas ou três das colectividades mais representativas.
Parece-me, pois, um evento recomendável, tanto mais que, na abertura, terá a actuação do Orfeão da Associação Académica e Cultural de Ermesinde.
 
 
 
Leia a notícia no jornal "A Voz de Ermesinde":
http://www.avozdeermesinde.com/noticia.asp?idEdicao=164&id=5368&idSeccao=1602&Action=noticia
 
publicado por viajandonotempo às 11:16

Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
13
16
18

19
20
21
22
23
24

27
28
30


ÍNDICE DESTE BLOG:
Tags

todas as tags

pesquisar
 
mais sobre mim
contador
blogs SAPO