VIAJANDO NO TEMPO...e no espaço!

Março 19 2010

 

Indisciplina e violência nas escolas

 

 

O País anda alarmado com o que se passa nas escolas portuguesas. Infelizmente, é preciso chegar às piores consequências – a morte, para que a opinião pública tenha a certeza de que no sistema de ensino português algo de grave se passa!
Para os profissionais da educação, no entanto, as notícias vindas a lume ultimamente não têm o mesmo impacto. Quem trabalha nas escolas sabe que há, cada vez mais, casos de violência, de roubos, de insegurança, de indisciplina fora e dentro da sala de aula. E quanto maior for o estabelecimento de ensino mais numerosos e preocupantes são estes incidentes.
As vítimas deste estado de indisciplina e violência que grassa nas escolas são todos os intervenientes directos na acção educativa: alunos, funcionários e professores. Os pais e encarregados de educação, obviamente, também sofrem com este mal-estar, que não pode agradar a ninguém.
Os teóricos do comportamento humano vêm afirmando que os alunos são, por natureza, indisciplinados, fundamentando que se trata de uma tendência natural em todo o ser humano, obrigando as instituições socializantes, Família, Igreja, Escola e Estado a actuarem como permanente travão destes impulsos anti-normativos. Outros defendem que o ser humano é um receptáculo vazio, disposto a “encher-se” com tudo o que lhe “oferecem” do exterior, ou, por outras palavras, são “as circunstâncias determinam aquilo que cada homem é”.
Seja como for, do que não há dúvidas é que a indisciplina e violência nas escolas é um facto indesmentível, que se manifesta, frequentemente, em conflitualidade entre alunos (que se humilham uns aos outros, discriminam, roubam e se chegam a agredir) e no desrespeito pelos funcionários e professores (não obedecendo às ordens que lhes são dadas, provocando sistematicamente a autoridade destes agentes educativos, impedindo o bom funcionamento das aulas e agredindo, por vezes, quer os funcionários quer os professores).
 
a indisciplina e a violência só podem ser reacções expectáveis da parte de indivíduos que não têm valores
 
A escolaridade obrigatória (impõe a muitos alunos uma longa permanência num local que lhes é adverso), a família (onde aprendem modelos de violência que depois imitam), o grupo (há colegas que agradam, uns quantos são indiferentes e outros detestam-se), a escola (com todas as suas regras e normas, a imposição da avaliação e exames), as disciplinas e os programas (normalmente muitas disciplinas, com programas que na maior parte dos casos não vão ao encontro da vontade e desejo dos alunos), os professores (se os há com capacidade para lidar com as situações de conflito, também há aqueles que são muito competentes em termos pedagógicos e científicos mas não têm a mínima habilidade para suportar qualquer situação de indisciplina) – são tudo razões que podem contribuir para agravar as situações de indisciplina e violência nas escolas que, em casos de maior gravidade, podem degenerar em suicídio, como recentemente ocorreu no caso do professor de música daquela escola do concelho de Sintra, ou do jovem Leandro, da escola de Mirandela.
Em todos estes casos, contudo, a indisciplina e a violência só podem ser reacções expectáveis da parte de indivíduos que não têm valores. Porque quem de facto tem uma personalidade alicerçada em valores, pode não concordar com o que lhe é imposto, mas fá-lo-á pela via da palavra, do argumento e nunca da rebeldia e da violência. E no que respeita a esta escola de valores que tão necessária é todos nós somos responsáveis: família, igreja, escola, ministério da educação, sociedade.
É certo que se pode minorar esta tendência geral para a indisciplina recorrendo a um reforço da autoridade do professor, da escola e da família (mas é bom que a sociedade volte a prestigiar estas suas importantíssimas instituições sociais, para que o aluno lhes reconheça dignidade e, assim, aceite respeitá-las) através do compromisso destes com o aluno, que pode e deve envolver situações, de criatividade e negociação, facilitadoras do complexo processo de ensino-aprendizagem. Em casos mais graves, o castigo pode ser, efectivamente, o único meio recomendado de disciplina.
 

LER MAIS

 

(RE)VEJA A NOTÍCIA NA RTP

publicado por viajandonotempo às 15:14

Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


ÍNDICE DESTE BLOG:
arquivos

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Tags

todas as tags

pesquisar
 
mais sobre mim
contador
blogs SAPO